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Tradicional loja do Rio de Janeiro Especializada em Compra, Venda e manutenção de tapetes Orientais.
MAIS DE 50 ANOS DE TRADIÇÃO
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COMPRE COM SEGURANÇA E CONFIANÇA
Trabalhamos com Tapetes Persas, Turcos, Indianos, Europeus, Asiáticos e Kilins, novos e antigos.
Não vendemos réplicas ou semelhantes.
Densidade - Nós - Nitidez
Existem muitas dúvidas sobre a densidade de um tapete (quantidade de nós ou pontos), com informações complexas e quase sempre impossíveis de serem confirmadas ou apenas compreendidas.
É muito comum ser usado o seguinte termo, ?Tapete persa com 1 milhão de nós por m²? o que é algo extremamente difícil de ser imaginar e matematicamente complexo de ser comprovado, ainda mais para quem não está acostumado com tal termo técnico.
No intuito de simplificar essa informação usamos uma linguagem bem mais simples, assim possibilitando a compreensão e confirmação da mesma.
Como exemplo temos o famoso Tabriz 50 Rajs ou apenas Tabriz 50, que significa que possui 50 nós a cada 8 cm lineares, ou o Isfahan 70 que por ter nós mais finos, possui 70 nós aos mesmos 8 cm lineares, em outro extremo temos o Heriz que pode ter apenas 16 nós a cada 8 cm lineares, se tratando de um tapete de ponto grosso, mas não menos harmônico que os demais.
Como sempre tratamos de tapetes artesanais, sempre é possível que haja pequenas variações de números de nós quando contados em diferentes partes do tapete.
A classificação de densidade conhecida, começa em 8 Rajs (tapetes de pontos muito grossos) podendo chegar ao extremamente fino 145 Rajs.
Lembrando que quanto mais fino for o tapete, mais nítidos serão os seus desenhos.
ARDEBIL ou ARDABIL
No final da década de 1530, o filho de Ismail, Shah Tahmasp, ampliou o santuário, e foi nesse momento, que o tapete foi feito como um par correspondente. A conclusão dos tapetes foi marcada por uma inscrição de quatro linhas colocada em uma extremidade. As duas primeiras linhas são uma citação poética que se refere ao santuário como um lugar de refúgio:
Exceto pelo seu limiar, não há refúgio para mim em todo o mundo. Exceto por essa porta, não há lugar para descansar na minha cabeça.
A terceira linha é uma assinatura, O trabalho do escravo do portal, Maqsud Kashani. Maqsud provavelmente era o funcionário do tribunal acusado de produzir os tapetes. Ele não era necessariamente um escravo no sentido literal, mas se chamava de um para expressar humildade, enquanto a palavra portal pode ser usada para uma corte real ou um santuário. Talvez Maqsud significasse ambos, como neste caso o tribunal era o patrono do santuário.
A quarta linha contém a data 946 no calendário muçulmano, que é equivalente a 1539-1540 CE.
O Carré Ardabil e o V & A
Os dois tapetes de Ardabil ainda estavam no santuário de Shaykh Safi al-Din em 1843, quando um foi encontrado por dois visitantes britânicos. Trinta anos ou mais Shah tarde, o santuário sofreu um terremoto e os tapetes foram vendidos, talvez para arrecadar fundos para reparos. Os tapetes danificados foram comprados no Irã pela Ziegler & Co., uma empresa de Manchester envolvida no comércio de tapetes. Partes de um tapete foram usadas para corrigir o outro. O resultado foi um tapete completo e outro sem borda.
Em 1892, o tapete maior foi colocado à venda por Vincent Robinson & Co. de Londres. O designer William Morris foi inspecioná-lo em nome deste museu. Informando que o tapete era de perfeição singular ... logicamente e consistentemente bonito, ele pediu ao museu para comprá-lo. O dinheiro foi arrecadado, e em março de 1893 o Museu adquiriu o tapete por £ 2000.
O segundo tapete menor foi vendido secretamente para um colecionador americano, e em 1953 foi dado ao Museu de Arte do Condado de Los Angeles. O tapete Ardabil pendurado na parede nesta galeria por muitos anos. Em 2006, o museu criou o caso no centro da galeria para que o tapete pudesse ser visto como pretendido, no chão. Para preservar suas cores, ele é aceso por dez minutos na hora e meia hora.