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Tradicional loja do Rio de Janeiro Especializada em Compra, Venda e manutenção de tapetes Orientais.
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Trabalhamos com Tapetes Persas, Turcos, Indianos, Europeus, Asiáticos e Kilins, novos e antigos.
Não vendemos réplicas ou semelhantes.
Densidade - Nós - Nitidez
Existem muitas dúvidas sobre a densidade de um tapete (quantidade de nós ou pontos), com informações complexas e quase sempre impossíveis de serem confirmadas ou apenas compreendidas.
É muito comum ser usado o seguinte termo, ?Tapete persa com 1 milhão de nós por m²? o que é algo extremamente difícil de ser imaginar e matematicamente complexo de ser comprovado, ainda mais para quem não está acostumado com tal termo técnico.
No intuito de simplificar essa informação usamos uma linguagem bem mais simples, assim possibilitando a compreensão e confirmação da mesma.
Como exemplo temos o famoso Tabriz 50 Rajs ou apenas Tabriz 50, que significa que possui 50 nós a cada 8 cm lineares, ou o Isfahan 70 que por ter nós mais finos, possui 70 nós aos mesmos 8 cm lineares, em outro extremo temos o Heriz que pode ter apenas 16 nós a cada 8 cm lineares, se tratando de um tapete de ponto grosso, mas não menos harmônico que os demais.
Como sempre tratamos de tapetes artesanais, sempre é possível que haja pequenas variações de números de nós quando contados em diferentes partes do tapete.
A classificação de densidade conhecida, começa em 8 Rajs (tapetes de pontos muito grossos) podendo chegar ao extremamente fino 145 Rajs.
Lembrando que quanto mais fino for o tapete, mais nítidos serão os seus desenhos.
PAKISTAN
A tecelagem de tapetes pode ter sido introduzida na área do atual Paquistão já no século XI, com a chegada dos primeiros conquistadores muçulmanos, os Ghaznavids turcos e os Ghaurids afegãos. Pode ser rastreado com mais certeza até o início da Dinastia Mughal no início do século XVI, quando o último sucessor de Timur, Babur, estendeu seu governo de Cabul, Afeganistão para Dhaka, Bangladesh e fundou o Império Mughal. Sob o patrocínio dos Mughals, os artesãos locais adotaram técnicas e designs persas. Tapetes tecidos no Punjab naquela época (muitas vezes chamados de tapetes de Lahorehoje) fez uso de motivos e estilos decorativos encontrados na arquitetura Mogol.
Tecelões de tapetes na prisão de Karachi - 1873
Durante o período Mogol, os tapetes feitos no sul da Ásia tornaram-se tão famosos que a demanda por eles se espalhou para o exterior. Esses tapetes apresentavam designs distintos e alta densidade de nós. Tapetes feitos para os imperadores Mughal, incluindo Jahangir e Shah Jahan, eram da melhor qualidade. Sob o reinado de Shah Jahan, a tecelagem de tapetes Mughal assumiu uma nova estética e entrou em sua fase clássica.
Os tapetes tecidos em Lahore foram os primeiros a chegar aos mercados europeus, incluindo a Inglaterra, já no século XVII. Durante a era colonial britânica, a tecelagem prisional foi estabelecida em prisões distritais e femininas em cidades como Lahore e Karachi. A tecelagem de tapetes fora das prisões foi revivida após a independência, quando a indústria paquistanesa de tecelagem de tapetes floresceu.
Atualmente, o tapete paquistanês é um dos principais produtos de exportação do país. A fabricação de tapetes feitos à mão é a segunda maior casa de campo e pequena indústria do Paquistão. Os artesãos têm a capacidade de produzir qualquer tipo de tapete usando todos os motivos populares de gul, medalhões, Paisley (botehs), rendilhados e desenhos geométricos em várias combinações.
Tipos de tapetes paquistaneses.
Paqui Persa
Desenhos curvilíneos e/ou florais de inspiração persa, geralmente estilizados a partir dos antigos tapetes Kashan, Kirman, Isfahan, Tabriz, Hunting, Tree of Life, Mahal e Sultanabad. Tecido com nó Senneh (persa).
Bokhara Paquistanês
Nó Ghiordes (turco), desenho geométrico Tekke. Os tapetes Bokhara paquistaneses são tecidos em várias cores, variando de vermelhos clássicos a verdes e dourados vibrantes.
Jaldar
Inspirado nos designs tradicionais de Sarouk e Yamud originários do Paquistão; emprega motivo gul em forma de diamante repetido em linhas. tecido com nó Ghiordes.
Pak Gabbeh
Um Pak Gabbeh é muito semelhante em caráter ao Gabbeh persa e tem designs modernos e contemporâneos. Normalmente tecido com lã fiada à mão e vegetais com nó Senneh e Ghiordes.
Chobi
Muitas vezes referidos como Ziegler, Oushak ou Peshawar, os tapetes Chobi empregam lã fiada à mão e corantes naturais. Padrões florais e geralmente tecidos com nó Senneh no Paquistão.
Caucasiano.
Desenho geométrico tradicional do Cáucaso. Nó Ghiordes.
Shal
Derivado dos designs tradicionais de xale da antiga Pérsia.
Lahore
Lahore tornou-se um proeminente centro de tecelagem durante a época do domínio britânico, e eles promoveram a tecelagem tradicional por vários meios, incluindo a tecelagem de tapetes na prisão de Lahore. A maioria dos tapetes produzidos naquela época são comumente chamados de tapetes de Lahore.
Dhurrie
Dhurrie é um tipo de tapete plano tradicionalmente tecido com lã e algodão na maior parte do Paquistão.