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Tradicional loja do Rio de Janeiro Especializada em Compra, Venda e manutenção de tapetes Orientais.
MAIS DE 50 ANOS DE TRADIÇÃO
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Trabalhamos com Tapetes Persas, Turcos, Indianos, Europeus, Asiáticos e Kilins, novos e antigos.
Não vendemos réplicas ou semelhantes.
Densidade - Nós - Nitidez
Existem muitas dúvidas sobre a densidade de um tapete (quantidade de nós ou pontos), com informações complexas e quase sempre impossíveis de serem confirmadas ou apenas compreendidas.
É muito comum ser usado o seguinte termo, ?Tapete persa com 1 milhão de nós por m²? o que é algo extremamente difícil de ser imaginar e matematicamente complexo de ser comprovado, ainda mais para quem não está acostumado com tal termo técnico.
No intuito de simplificar essa informação usamos uma linguagem bem mais simples, assim possibilitando a compreensão e confirmação da mesma.
Como exemplo temos o famoso Tabriz 50 Rajs ou apenas Tabriz 50, que significa que possui 50 nós a cada 8 cm lineares, ou o Isfahan 70 que por ter nós mais finos, possui 70 nós aos mesmos 8 cm lineares, em outro extremo temos o Heriz que pode ter apenas 16 nós a cada 8 cm lineares, se tratando de um tapete de ponto grosso, mas não menos harmônico que os demais.
Como sempre tratamos de tapetes artesanais, sempre é possível que haja pequenas variações de números de nós quando contados em diferentes partes do tapete.
A classificação de densidade conhecida, começa em 8 Rajs (tapetes de pontos muito grossos) podendo chegar ao extremamente fino 145 Rajs.
Lembrando que quanto mais fino for o tapete, mais nítidos serão os seus desenhos.
FERAGHAN
Projetado para uma clientela aristocrática regional, a região de Feraghan, no centro-oeste da Pérsia, desenvolveu uma tradição distinta de tecelagem de tapetes no século 19, que combinava influências geométricas das tribos e aldeias vizinhas com um design curvilíneo mais refinado, muitas vezes de uma maneira incrivelmente artística. Os tapetes Feraghan foram um dos gêneros de fabricação de tapetes exibidos na Exposição de Viena de 1873, que deu início a um amplo interesse ocidental no tapete oriental.
Os tapetes Feraghan de nível de investimento não foram produzidos após a década de 1910, e os melhores exemplos do século XIX e da virada do século XX tornaram-se bastante raros. Os melhores tapetes Feraghan antigos tecidos 90-175 anos atrás são considerados entre os tapetes antigos mais originais e artísticos já tecidos na Pérsia. Sua lã de alta qualidade, mão de obra intransigente espirituosa, paletas de cores sublimes e construção durável os tornaram o tapete de salão preferido das famílias europeias e da costa leste desde meados do século XIX.
Hoje, os melhores tapetes persas Feraghan tornaram-se os favoritos dos conhecedores e designers de interiores estabelecidos, não apenas por seu grande apelo decorativo, mas porque há muito exibem um valor de mercado consistentemente crescente. Os tapetes persas antigos conhecidos simplesmente como ?Ferahan? são caracterizados por uma pilha de fios finos bem cortados e bem compactados. Eles normalmente empregam padrões de campo densos em toda a extensão, notadamente a flor de Herati e o design de tapete antigo de folha ondulada, sintetizando o artesanato excepcional dos tapetes persas do século XIX. Pedaços de tecido um pouco mais pesado com medalhões centrais graciosamente desenhados em forma de lágrima ou sol são chamados de ?Ferahan Sarouk?.
Antigo Ferahan Sarouk em um lindo escritório doméstico
Clique para saber mais sobre este Ferahan Sarouk
A área de Ferahan produziu dois estilos distintos, geralmente conhecidos como Ferahan Sarouk (ou Feraghan Sarouk) e simplesmente Ferahan (ou Feraghan). Alguns tapetes combinam características de ambos os estilos, impossibilitando uma atribuição exata. Há uma série de características exclusivas de design de tapetes antigos que diferenciam os belos tapetes persas Ferahan antigos dos estilos de outras regiões. Os seus motivos florais apresentam um desenho original, inventivo e uma delicadeza excecional, variando ligeiramente cada flor uma da outra, espontânea e equilibrada. Os tapetes Ferahan geralmente oferecem padrões intrincados, mais frequentemente em um fundo índigo brilhante da meia-noite e tecidos em densidades de até 800.000 nós em um tapete 4 ?- 7. Algumas peças têm bordas baseadas em tons únicos de celadon a verde-maçã e todas têm pêlo bem tosquiado e uma alça fina de ?lenço?.
Embora às vezes sejam menos detalhados do que os tapetes da corte das grandes cidades de Kashan ou Isfahan, os antigos tapetes persas Ferahan geralmente combinam com sua elegância e geralmente os superam em sua criatividade. Em contraste com a exatidão do padrão nos tapetes da cidade persa (conhecidos como ?a arte da perfeição absoluta?), os tapetes da região de Ferahan têm uma qualidade de improvisação mais livre em suas cores e designs. Nos melhores tapetes antigos Ferahans e Ferahan Sarouk, cada pétala e folha é ligeiramente única em seu tamanho, cores e padrões, tornando a convivência com elas um fascinante processo de descoberta.
Os tapetes persas Ferahan antigos oferecem um amplo espectro de cores tingidas de vegetais, suaves a tons suaves e ricos. Uma cor exemplar é a profundidade do tom índigo da meia-noite que eles foram capazes de produzir e usar de forma tão eficaz como um contraponto ou pano de fundo para o resto da sutil paleta de cores antigas do tapete Ferahan. Os melhores tapetes antigos de Ferahan também são conhecidos por seu uso abundante de tons de verde raramente encontrados, desde o celadon suave até o rico verde-maçã, até os verdes mais profundos da floresta.
A arte de riscar cores, uma técnica conhecida como abrash, foi desenvolvida em alto grau nos antigos tapetes Ferahan e é usada profusamente em exemplos do século XIX, especialmente aqueles tecidos no período pré-comercial da década de 1880 e anteriores. Freqüentemente, nesses antigos tapetes persas antigos, a cor básica muda drasticamente de uma extremidade do campo para a outra, uma técnica tradicional que pode produzir grande drama e distinção.
Os tapetes orientais Ferahan são originários da planície de Ferahan, no distrito de Arak, entre Hamadan e Teerã, que é uma das áreas mais férteis e produtivas na Pérsia. Os antigos tapetes Ferahan têm raízes tribais, mas como foram produzidos principalmente para uma clientela urbana rica, eles desenvolveram um estilo mais alinhado com os ricos detalhes florais dos clássicos tapetes persas antigos. Seus medalhões multilobados devem muito à tradição de Tabriz , enquanto suas palmetas e outros motivos florais exibem a influência dos tecelões próximos de Sarouk. A fusão resultante criou um estilo híbrido nunca repetido de elegância através da simplicidade.
Na Claremont Rug Company, geralmente evitamos os tapetes Ferahan da década de 1920 e posteriores, pois eles geralmente usam alguns corantes artificiais ásperos e desagradáveis, juntamente com designs estáticos e padronizados. Os tapetes Ferahan do século 19 e da virada do século 20 e Ferahan Sarouk antigos, nos quais nos orgulhamos de nos especializar, são encontrados com mais frequência hoje em tamanho de área (3 pés x 5 pés a 4 pés 6 pol x 7 pés ) e tamanho de sala pequena (7 pés x 10 pés a 9 pés x 12 pés) . Tapetes antigos do tamanho de uma sala de arte em boas condições tornaram-se menos disponíveis internacionalmente, especialmente nas melhores qualidades, enquanto tapetes antigos de tamanho grande e até mesmo do tamanho de um palácio são encontrados apenas muito ocasionalmente.
Como um todo, os verdadeiros tapetes Ferahan do século XIX e antigos Ferahan Sarouk de nível artístico em boas condições de piso agora são muito difíceis de encontrar em geral e extremamente conceituados. Eles estão solidamente no nível superior de tapetes persas antigos decorativos e colecionáveis de nível de investimento.