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Tradicional loja do Rio de Janeiro Especializada em Compra, Venda e manutenção de tapetes Orientais.
MAIS DE 50 ANOS DE TRADIÇÃO
TEMOS LOJA FISICA
COMPRE COM SEGURANÇA E CONFIANÇA
Trabalhamos com Tapetes Persas, Turcos, Indianos, Europeus, Asiáticos e Kilins, novos e antigos.
Não vendemos réplicas ou semelhantes.
Densidade - Nós - Nitidez
Existem muitas dúvidas sobre a densidade de um tapete (quantidade de nós ou pontos), com informações complexas e quase sempre impossíveis de serem confirmadas ou apenas compreendidas.
É muito comum ser usado o seguinte termo, ?Tapete persa com 1 milhão de nós por m²? o que é algo extremamente difícil de ser imaginar e matematicamente complexo de ser comprovado, ainda mais para quem não está acostumado com tal termo técnico.
No intuito de simplificar essa informação usamos uma linguagem bem mais simples, assim possibilitando a compreensão e confirmação da mesma.
Como exemplo temos o famoso Tabriz 50 Rajs ou apenas Tabriz 50, que significa que possui 50 nós a cada 8 cm lineares, ou o Isfahan 70 que por ter nós mais finos, possui 70 nós aos mesmos 8 cm lineares, em outro extremo temos o Heriz que pode ter apenas 16 nós a cada 8 cm lineares, se tratando de um tapete de ponto grosso, mas não menos harmônico que os demais.
Como sempre tratamos de tapetes artesanais, sempre é possível que haja pequenas variações de números de nós quando contados em diferentes partes do tapete.
A classificação de densidade conhecida, começa em 8 Rajs (tapetes de pontos muito grossos) podendo chegar ao extremamente fino 145 Rajs.
Lembrando que quanto mais fino for o tapete, mais nítidos serão os seus desenhos.
AGRA
A cidade indiana de Agra, lar do infame Taj Mahal, tem uma extensa e notável tradição de tecelagem de tapetes. Agra era um importante centro de produção do melhor dos tapetes clássicos de Mughal. A cidade também era um dos três centros de produção de tapetes proeminentes na Índia. Embora a indústria de tecelagem naquela área fosse limitada, suas oficinas produziam elegantes tapetes antigos que foram elogiados por sua originalidade e acabamento. Os semiantigos, bem como os tapetes antigos de Agra, são muito procurados, ganhando sua posição entre alguns dos melhores tapetes indianos decorativos.
Os tapetes Agra feitos no início do século 20 eram geralmente de natureza mais comercializável do que a excelente qualidade de suas contrapartes ancestrais. Os tapetes produzidos durante o século XIX são universalmente valorizados por designers de interiores e colecionadores. Além disso, os tapetes Agra são obras de arte distintas e altamente aclamadas, cuja delicada paleta de cores e desenhos fantasiosos são únicos entre os tapetes decorativos antigos. No geral, a maioria das produções de Agra do século XIX também serão consideradas excelentes investimentos em arte.
Hoje, os tapetes Agra são um dos, senão os mais procurados tapetes da Índia do século XIX. Em termos de produção, eles foram extremamente bem feitos, possuindo uma quantidade satisfatória de peso e durabilidade. No geral, eles são vistos como o melhor tapete indiano da era pós-Mughal.
A tecelagem em Agra remonta à época da fundação do Império Mughal, século XV. Os imperadores mogóis tinham uma profunda afeição pela arte e cultura persa, especialmente seus tapetes. Como resultado, seu desejo buscou replicar a beleza do estilo persa. O primeiro imperador Mogol passou um tempo no exílio na Pérsia e passou a admirar as artes persas, algo a que os imperadores posteriores permaneceram ligados. O resultado foi um estilo modificado que produziu obras-primas de esforços criativos que se tornaram os precursores dos tapetes Agra antigos ainda disponíveis hoje.
Os tapetes Agra combinam a grandeza e a graça dos conhecidos designs de tapetes antigos persas com seus próprios temas originais. Podem ser observados desenhos de trepadeiras em espiral, muitas vezes combinadas com pequenos organismos, como pássaros, elefantes e até pessoas. Desenvolvido para os imperadores mogóis, um design popular de tapete de Agra consiste em fileiras de flores em vasos. Por sua vez, esse design foi adotado pelos persas e pode ser encontrado em tapetes persas florais. Toda a ?polinização cruzada? artística entre esses dois lugares, Agra e Pérsia, continuou até o final do século XIX. Os tecelões de Agra eram mestres em tingimento de vegetais e acabaram criando sua própria paleta de cores. A profusão de ouro combinada com tons médios de azul suave é frequentemente ostentada. Além disso, os tecelões usaram uma gama de tons suaves de ferrugem, rosa e um tom de lavanda bastante atraente.