Venha conhecer a ITD BOTAFOGO RJ
Tradicional loja do Rio de Janeiro Especializada em Compra, Venda e manutenção de tapetes Orientais.
MAIS DE 50 ANOS DE TRADIÇÃO
TEMOS LOJA FISICA
COMPRE COM SEGURANÇA E CONFIANÇA
Trabalhamos com Tapetes Persas, Turcos, Indianos, Europeus, Asiáticos e Kilins, novos e antigos.
Não vendemos réplicas ou semelhantes.
Densidade - Nós - Nitidez
Existem muitas dúvidas sobre a densidade de um tapete (quantidade de nós ou pontos), com informações complexas e quase sempre impossíveis de serem confirmadas ou apenas compreendidas.
É muito comum ser usado o seguinte termo, ?Tapete persa com 1 milhão de nós por m²? o que é algo extremamente difícil de ser imaginar e matematicamente complexo de ser comprovado, ainda mais para quem não está acostumado com tal termo técnico.
No intuito de simplificar essa informação usamos uma linguagem bem mais simples, assim possibilitando a compreensão e confirmação da mesma.
Como exemplo temos o famoso Tabriz 50 Rajs ou apenas Tabriz 50, que significa que possui 50 nós a cada 8 cm lineares, ou o Isfahan 70 que por ter nós mais finos, possui 70 nós aos mesmos 8 cm lineares, em outro extremo temos o Heriz que pode ter apenas 16 nós a cada 8 cm lineares, se tratando de um tapete de ponto grosso, mas não menos harmônico que os demais.
Como sempre tratamos de tapetes artesanais, sempre é possível que haja pequenas variações de números de nós quando contados em diferentes partes do tapete.
A classificação de densidade conhecida, começa em 8 Rajs (tapetes de pontos muito grossos) podendo chegar ao extremamente fino 145 Rajs.
Lembrando que quanto mais fino for o tapete, mais nítidos serão os seus desenhos.
TUNÍSIA
Estando na encruzilhada de várias civilizações, a Tunísia sempre foi conhecida por sua tecelagem. Os antigos gregos já afamavam os tapetes e tapeçarias de Cartago, cinco séculos antes de Jesus Cristo. Durante o primeiro século do Islã, o emirado Aghlabides de Kairouan pagou sua homenagem à vida de Bagdá em parte em tapetes e tapeçarias. Mais tarde, os viajantes relataram o uso de várias formas de tecelagem nos palácios, nas casas e nas tribos: tapetes de chão, tapetes de sela e etc.
Ancorado nas tradições, mas também aberto a contributos externos, este saber fazer esteve na origem da tecelagem tipicamente tunisina, inspirada nos tapetes orientais, mas também seguindo as tradições regionais e étnicas, preenchendo as necessidades do quotidiano e tendo por vezes funções diversas. Um tapete é um trabalho têxtil decorativo conosco, geralmente lã longa, com um ponto amarrado, cortado em um tear vertical, muitas vezes com uma superfície semelhante a veludo, usado para cobrir o chão.
Um exemplo é o Kairouan?.
A lenda atribui a Kamla?, filha de um governador turco de Kairouan, a introdução em 1830 do nó de Ghiordes (ghorza) de concepção anatólia (turca). O Kairouan?, que herdou o nome da cidade onde foi originalmente produzido, é o ascendente de uma variedade de tapetes tunisianos atuais. É um tapete rústico, feito de lã longa natural ou tingida. Seu padrão inclui um grande espaço central geralmente hexagonal, cantos com padrões estilizados e grandes faixas de borda com desenhos geométricos ou florais.
Este tapete foi introduzido em várias cidades da Tunísia, resultando em uma miríade de variedades, cada uma caracterizada por influências artísticas regionais, crenças religiosas, símbolos profiláticos, bem como insumos de decoração em cerâmica e bordados.
Ao mesmo tempo que a introdução do Kairouan?, esquemas de cores vivas foram cada vez mais adotados em função da imaginação dos artesãos. Uma graduação de azul, verde, preto e branco com um influxo de sombras e luzes, geralmente assentada num amarelo desértico, onde as dunas estão sempre em movimento.
Em Kairouan, as mulheres fazem a tecelagem. Eles produzem dois tipos de carpete de lã - pilha e cochilo curto. Os tapetes curtos são do estilo Mergoum (um padrão de diamante trabalhado em um fundo neutro) e Klim (e não Kilim), que são formados por tiras alternadas de lãs de cores naturais. Pertencem à arte milenar dos primeiros habitantes do Norte de África, os ?berberes? e recordamos as suas joias, as suas olarias e até as suas tatuagens. Os tapetes felpudos, conhecidos como Zerhivas, são constituídos por um motivo central delimitado por um padrão de arabescos. Embora haja algum espaço para variações, a maioria desses tapetes segue designs e motivos tradicionais. Os Zerhivas? são mais caros do que os tapetes curtos e levam muito mais tempo para serem feitos. Os feitos de seda eram consideravelmente mais caros, mas eram bonitos.