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Tradicional loja do Rio de Janeiro Especializada em Compra, Venda e manutenção de tapetes Orientais.
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Trabalhamos com Tapetes Persas, Turcos, Indianos, Europeus, Asiáticos e Kilins, novos e antigos.
Não vendemos réplicas ou semelhantes.
Densidade - Nós - Nitidez
Existem muitas dúvidas sobre a densidade de um tapete (quantidade de nós ou pontos), com informações complexas e quase sempre impossíveis de serem confirmadas ou apenas compreendidas.
É muito comum ser usado o seguinte termo, ?Tapete persa com 1 milhão de nós por m²? o que é algo extremamente difícil de ser imaginar e matematicamente complexo de ser comprovado, ainda mais para quem não está acostumado com tal termo técnico.
No intuito de simplificar essa informação usamos uma linguagem bem mais simples, assim possibilitando a compreensão e confirmação da mesma.
Como exemplo temos o famoso Tabriz 50 Rajs ou apenas Tabriz 50, que significa que possui 50 nós a cada 8 cm lineares, ou o Isfahan 70 que por ter nós mais finos, possui 70 nós aos mesmos 8 cm lineares, em outro extremo temos o Heriz que pode ter apenas 16 nós a cada 8 cm lineares, se tratando de um tapete de ponto grosso, mas não menos harmônico que os demais.
Como sempre tratamos de tapetes artesanais, sempre é possível que haja pequenas variações de números de nós quando contados em diferentes partes do tapete.
A classificação de densidade conhecida, começa em 8 Rajs (tapetes de pontos muito grossos) podendo chegar ao extremamente fino 145 Rajs.
Lembrando que quanto mais fino for o tapete, mais nítidos serão os seus desenhos.
MELAS ou MILAS
Os tapetes turcos produzidos no distrito de Milas são únicos em seu estilo e composição. A área ao redor da província de Mugla era um reduto de enclaves turcomanos. Essas pessoas seguiam um estilo de vida seminômade, usavam corantes naturais e incorporavam uma variedade impressionante de motivos botânicos angulares e símbolos nos tapetes que teciam. Os tapetes antigos Milas apresentam uma composição única que inclui bordas largas e proeminentes que resultam em um campo comparativamente estreito. Múltiplas bordas renderizadas em cores contrastantes são frequentemente apresentadas nesses tapetes turcos clássicos. A paleta de cores tende para tons quentes e terrosos produzidos com corantes vegetais.
Os primeiros tapetes de Milas criados nos séculos 16, 17 e 18 apresentavam um estilo angular e geométrico cheio de símbolos antigos e motivos botânicos abstratos. No final do século 19, um segundo estilo evoluiu. Essa mudança foi estimulada em grande parte por influências externas. Poderes imperiais em Hereke afetou profundamente o estilo turco, assim como a demanda européia por exportações finas. Tapetes barrocos posteriores incorporaram arabescos curvilíneos e delicados motivos florais que eram mais reconhecíveis ao olho ocidental. As cores também se tornaram mais saturadas e variadas em comparação com os tons suaves e quentes apresentados nos tapetes Milas anteriores. Os clássicos tapetes de oração antigos de Milas, com seus campos longos e estreitos e mirhabs angulares, são os tapetes turcos mais emblemáticos da região. Estes tapetes formais são tradicionais, rústicos e com um estilo bonito. A aparência turcomana clássica dos tapetes Milas antigos funciona igualmente bem em interiores contemporâneos e do velho mundo.
Os tapetes antigos Milas do sudoeste da Turquia são extremamente bonitos na delicadeza de sua trama e desenho e na sutileza de sua coloração. Famosos principalmente por seus clássicos tapetes de oração de fundo vermelho com nichos simples ou mirhabs, os tecelões de Milas também produziam tapetes longos com padrões geométricos. O repertório de Milas é predominantemente floral, embora muitas vezes seja tão abstrato que esse aspecto não seja mais imediatamente aparente. Leia mais sobre os tapetes turcos Milas e Karaova.
Os tapetes Milas / Melas estão entre os tapetes e tecelagem turca mais colecionáveis. Há muito um elemento básico dos tapetes turcos antigos, as peças Milas / Melas são valorizadas por sua paleta rica e delicada e pela delicadeza e segurança de seu desenho.
O tipo mais conhecido de Milas / Melas é o formato de tapete de oração, caracterizado por um nicho vermelho relativamente simples com um mehrab ou arco de diamante no topo, muitas vezes com uma borda principal larga do tipo tapete floral ou geométrico. Menos familiar é outro tipo de Melas pequeno ou disperso que foi atribuído mais especificamente aos tapetes da vila de Karaova, ao sul da própria Melas.
Os tapetes Karaova-Melas distinguem-se acima de tudo por uma forma sinuosa e dinâmica de rolo de videira com recortes pontiagudos, usados principalmente como borda, mas também como preenchimento de campo. Neste tapete antigo da aldeia de Milas é usado duas vezes, em duas bordas diferentes com coloração variada.
Este tipo de borda tem uma linhagem distinta que remonta aos melhores tapetes turcos clássicos dos séculos XVI e XVII, como os conhecidos tapetes Medallion e Star Oushak.
Curiosamente, Karaova está a meio caminho entre Milas/Melas e Makri. Assim, não é surpreendente que os tapetes Karaova se relacionem com as tradições de tecelagem das áreas imediatamente ao norte e ao sul.
A borda interna deste tapete também é uma característica distintiva das peças antigas de Karaova. Também vem de precursores turcos clássicos, embora não os de Oushak, mas sim do chamado grupo Holbein.
O elemento principal nesta borda é uma forma que parece ser a metade de um motivo cruciforme em forma de gancho com braços folhosos serrilhados, um tipo atestado nos primeiros tapetes turcos Ghirlandaio como um desenho de borda. Nos tapetes do chamado grupo Large-Padtern Holbein já aparece cortado ao meio e repetido em arranjo escalonado.
Assim, este tapete surge como uma peça importante, não só pelos aspetos inusitados do seu design na produção Milas / Melas Karaova, mas também pelo leque de precursores clássicos turcos que parece recorrer, e pela possível relevância deste às origens dos vários tipos de tapete turco do Sudoeste.
Todos esses tipos foram feitos nas áreas mais ao norte da Anatólia Ocidental. Portanto, parece que em algum momento dos séculos XVII ou XVIII, essa produção do noroeste da Anatólia começou a influenciar a tecelagem de tapetes na região do sudoeste, que acabou se desenvolvendo nos tipos familiares do século XIX dessa região.
Mais do que qualquer outro tipo do sudoeste, os tapetes Karaova Melas ainda carregam o impacto evidente dessa influência. Como tal, oferece uma oportunidade para reconhecer as conexões estreitas entre os vários tipos do sudoeste e para entender mais claramente como a tecelagem de aldeia turca do século XIX pode ter crescido a partir das tradições estabelecidas anteriormente nos tapetes turcos da era clássica.