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Tradicional loja do Rio de Janeiro
Especializada em Compra, Venda e manutenção de tapetes Orientais.
MAIS DE 50 ANOS DE TRADIÇÃO TEMOS LOJA FISICA COMPRE COM SEGURANÇA E CONFIANÇA
Trabalhamos com Tapetes Persas, Turcos, Indianos, Europeus, Asiáticos e Kilins, novos e antigos.
Não vendemos réplicas ou semelhantes.
Densidade - Nós - Nitidez Existem muitas dúvidas sobre a densidade de um tapete (quantidade de nós ou pontos), com informações complexas e quase sempre impossíveis de serem confirmadas ou apenas compreendidas.
É muito comum ser usado o seguinte termo Tapete persa com 1 milhão de nós por m² o que é algo extremamente difícil de ser imaginar e matematicamente complexo de ser comprovado, ainda mais para quem não está acostumado com tal termo técnico. No intuito de simplificar essa informação usamos uma linguagem bem mais simples, assim possibilitando a compreensão e confirmação da mesma. Como exemplo temos o famoso Tabriz 50 Rajs ou apenas Tabriz 50, que significa que possui 50 nós a cada 8 cm lineares, ou o Isfahan 70 que por ter nós mais finos, possui 70 nós aos mesmos 8 cm lineares, em outro extremo temos o Heriz que pode ter apenas 16 nós a cada 8 cm lineares, se tratando de um tapete de ponto grosso, mas não menos harmônico que os demais. Como sempre tratamos de tapetes artesanais, sempre é possível que haja pequenas variações de números de nós quando contados em diferentes partes do tapete. A classificação de densidade conhecida, começa em 8 Rajs (tapetes de pontos muito grossos) podendo chegar ao extremamente fino 145 Rajs. Lembrando que quanto mais fino for o tapete, mais nítidos serão os seus desenhos.
KIRMAN ou KERMAN O centro de tecelagem de Kirman, no centro da Pérsia, tem sido um estimado produtor de tapetes de desenhos inspirados na corte desde o patrocínio real da dinastia safávida há mais de 400 anos, a par de Tabriz e Kashan em estima. Em 2010, um Safavid Kirman do século XVII foi vendido em leilão por US$ 9,6 milhões, mais do dobro do preço mais alto já pago anteriormente por um tapete oriental. Localizada no grande deserto do sul da Pérsia, Kirman tem sido um importante centro comercial e de tecelagem mesmo antes da época de Marco Polo.
Os tapetes Kirman foram alguns dos primeiros tapetes persas antigos a chegar ao oeste, onde foram muito procurados na Europa e, a partir do final do século XIX, entre os industriais do nordeste americano. Os tecelões de tapetes persas da região de Kirman, por sua vez, foram influenciados pela cultura européia e, a partir do século XVI, desenvolveram um estilo suave e gracioso que combina elementos dos tapetes clássicos da corte persa com as cores e desenhos encontrados nos tecidos franceses. No início do século 19, durante um período de conflito civil, a cidade de Kirman foi saqueada e incendiada. Escapando da destruição, muitos dos tecelões de tapete Kirman mais habilidosos escaparam para a vila de Laver, ao norte de Kirman, onde reiniciaram seus teares.
Os tecelões de Laver criaram peças delicadas e finamente tecidas usando uma lã sedosa sobre uma base de algodão. Os melhores tapetes Kirman antigos ficaram conhecidos como Laver Kirmans. Os tapetes antigos Laver Kirman possuem uma complexidade de design e sutileza que é única na tecelagem persa. O desenho dos desenhos nos melhores tapetes antigos é fluido e lírico com motivos florais de detalhes quase infinitos. Sua linguagem padrão é frequentemente composta por padrões de motivos botânicos ou um medalhão central cercado por folhagem densa. Os padrões em pequena escala e as linhas suaves e fluidas de flores e vinhas foram possíveis devido ao seu tecido fino e à excelente qualidade da lã.
A pilha de tapetes antigos Laver foi cortada muito fina para acentuar o acabamento, dando aos melhores tapetes Kirman antigos uma alça de tecido. A paleta de cores dos tapetes persas antigos Laver Kirman é extraordinariamente suave e delicada com uma graça europeia. Os melhores tapetes antigos Laver Kirman oferecem requinte e romance por excelência. Fundos em tons de marfim e areia (raramente encontrados em outros estilos de tapetes persas do século XIX) predominam, realçando a eternidade que é a marca registrada desse estilo de tapete persa da cidade. Os tecelões tinham acesso ao corante de cochonilha premiado e extremamente caro, que produzia os ricos vermelhos renascentistas encontrados nos antigos tapetes Kirman, em vez do vermelho ferrugem encontrado em outros tapetes persas antigos. O uso de ouro suave e amarelos justapostos contra pequenas áreas de corantes índigo profundos, quase pretos, bem como uma variedade de rosas suaves, verdes e azuis dão aos antigos tapetes orientais Laver Kirman sua paleta de cores única e popular. Um antigo tapete Laver Kirman, o melhor dos melhores, pode ser reconhecido por uma série de características que o distinguem do estimado típico Laver Kirman. O mais notável é sua trama fina extraordinária e pelo extremamente tosado. Além disso, apresentam um primoroso trabalho de detalhamento, com as bordas dos desenhos tendo efeito cinzelado. Finalmente, muitos dos melhores tapetes empregavam lã de ovelha de boa qualidade, em vez da lã de ovelha usada na grande maioria dos tapetes antigos. Isso dá à sua superfície um brilho particularmente mágico. A província e a cidade de Kirman, na Pérsia Central, continuaram a produzir tapetes extraordinários ao longo do século XIX e na virada do século XX. O termo ?Laver Kirman?, embora aluda a uma cidade real, é usado no mercado de tapetes antigos quase exclusivamente para denotar as melhores qualidades dos tapetes Kirman.
Os tapetes Laver Kirman da virada do século 20 e os antigos tapetes Laver Kirman do século 19 raramente são encontrados no mercado atual e são muito procurados por conhecedores e colecionadores na Europa e na América por seu impressionante impacto artístico. Os tapetes antigos Laver Kirman são mais comumente encontrados nos formatos de tamanho de sala (geralmente 8 pés x 11 pés a 10 pés x 14 pés) ou tamanho de área (normalmente 4 pés x 6 pés a 4 pés 6 polegadas x 7 pés). Apenas ocasionalmente eles são vistos no formato oversize ou tamanho do palácio, e infelizmente, corredores e keleges (tapetes de corredor) praticamente nunca estão disponíveis. Eles têm sido tradicionalmente excelentes investimentos em arte, uma tendência que agora está se fortalecendo, pois exemplos antigos e altamente artísticos em boas condições se tornaram cada vez mais difíceis de encontrar.